O gráfico mostra a renda média, medida em PIB percapta, dos últimos 24 anos, em dólares correntes, do Brasil, dos Estados Unidos, da China, da Irlanda e da Europa.
Com base nesse indicador, podemos ver o resultado das economias desses países e bloco europeu.
Começando pelo Brasil, a economia está estagnada desde 2010. Paramos no tempo, por 1 década e meia, pelo menos. Não vemos perspectiva de melhora com o modelo atual.
A China progrediu muito. Conseguiu ultrapassar o Brasil em meados de 2018. Mas começou a patinar nos últimos 5 anos. Continua tão pobre quanto o Brasil.
A zona do Euro continua atolada. Em crise desde 2008. Sem perspectivas, uma vez que não possui como continuar financiando seu modelo de gastos. Acabou a possibilidade de continuar se endividando.
Os Estados Unidos continuam crescendo, sem parar. É o motor do mundo. A capacidade de crescer, inovar e continuar enriquecendo é tremenda. A última onda é a da inteligência artificial. Por fim, o grande campeão é a Irlanda, com o modelo de Estado mínimo e baixos impostos. Enquanto o Brasil esteve parado, desde 2008, a Irlanda praticamente dobrou a renda de sua população, passando de cerca de US$ 60 mil para algo próximo a US$ 110 mil, por ano. Enquanto nós brasileiros temos 10 mil por ano, eles tem 100 mil a mais. Quem é o líder e modelo a ser copiado? Pois é.
O Brasil está estagnado, em termos econômicos, há quinze anos. Nossa renda percapta continua a mesma nesse longo período. Enquanto isso, os chineses nos ultrapassaram e começaram a subir cada vez mais. Muitos outros aproveitaram e dobraram de riqueza, como os irlandeses, por exemplo.
Por que ficamos parados e sem perspectiva? Porque nosso governo gasta muito, gasta mal e exauriu nossa capacidade de poupar e investir. Enquanto isso, se endividou até o limite. A tal ponto que a dívida ficou insuportável. O governo está pagando cerca de 1 trilhão de reais de juros por ano. Mais de 20% do orçamento do governo. Nesse patamar, os credores não querem continuar financiando a dívida dos governo.
A questão de fundo é que o setor privado paga muito imposto. Não tem muito com que investir. O governo não tem como poupar. Deveria reduzir os gastos. Nos últimos anos, nossa taxa de investimento caiu para algo ao redor de 16%, quando deveria estar em 30%. Sem investimento, o país não cresce. Com investimento decente, um país pode dobrar a renda de seus habitantes entre 20 e 30 anos. Como dissemos, estamos parados Há quinze anos. E sem perspectiva de mudar de rumo. Nosso futuro econômico é sombrio.